Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destacamentos Especiais de Fronteira
Início do conteúdo da página

Destacamentos Especiais de Fronteiras

Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 17h08 | Última atualização em Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 17h25 | Acessos: 3220

DESTACAMENTO ESPECIAL DE FRONTEIRA DE MARECHAL THAUMATURGO

Diante da necessidade de possuir uma sentinela avançada próxima à fronteira com o Peru, no Alto Rio Juruá, e tendo no município de Marechal Thaumaturgo posicionado estrategicamente na confluência dos Rios Amônia e Juruá, o Comando Militar da Amazônia atribuiu ao 61° BIS a missão de estabelecer um Destacamento Especial de Fronteira (DEF) nesse município.

Em 2002 o Batalhão estabeleceu um Destacamento de 21 homens em uma balsa (20 metros x 10 metros) às margens do Rio Juruá, no principal porto do município de Marechal Thaumaturgo.

Devido a necessidade de uma área militar ampla que abrangesse as principais vias de acesso da região do Alto Juruá (Foz do Rio Arara, Foz do Rio Amônia, Pista de Pouso e Rio Juruá) o IBAMA cedeu em 2006 parte da Reserva Extrativista do Alto Juruá para que fosse Área Militar e sede permanente do Destacamento.

Visando alojar de maneira mais eficiente os militares do destacamento e devido as condições desfavoráveis da balsa, em 2007 iniciou-se as obras de construção do pavilhão em “L”, nome dado devido ao formato da construção de parecer com a letra “L”.

Em 2008 concluiu-se as obras das instalações desse pavilhão, e no mesmo ano foi iniciada sua ocupação. Tendo em vista a transformação do DEF de Marechal Thaumaturgo em Pelotão Especial de Fronteira (PEF), iniciou-se em 2010 as obras de construção do pavilhão “H”, construção padronizada para essas unidades de fronteira.

       

DESTACAMENTO ESPECIAL DE FRONTEIRA DE SÃO SALVADOR

Inicialmente as instalações do Destacamento Especial de Fronteira de São Salvador (DEF SSV) eram sede do IBAMA num terreno do INCRA, as quais foram construídas no ano de 2000 sobre um antigo cemitério de ribeirinhos na comunidade de São Salvador, localizada às margens do Rio Môa no município de Mâncio Lima – AC.

Com o passar do tempo aquela área tornou-se desinteressante para o IBAMA, e somada ao interesse do 61° Batalhão de Infantaria de Selva destacar uma sentinela avançada próxima à fronteira com o Peru, no alto do Rio Môa, a área foi cedida ao Exército Brasileiro, sendo ocupada por militares do 61° BIS em setembro de 2002.

O DEF de São Salvador é o ponto mais ocidental do Brasil onde há presença do Estado Brasileiro.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página