Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Desfile de 7 de Setembro
Início do conteúdo da página

Desfile de 7 de Setembro

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 00h00 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 12h44 | Acessos: 87
imagem sem descrição.

Cruzeiro do Sul (AC) – No dia 7 de setembro, o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Jur/61º BIS), participou do Desfile Cívico-Militar em Comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

O desfile teve como objetivo fortalecer o significado da data festiva da independência do Brasil, nesta data potencializada, pelo seu bicentenário e reforçar a cultura cívica e patriótica junto ao sociedade civil e militar sul-cruzeirense. A Independência do Brasil é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência, que é a emancipação Brasileira do reino de Portugal e remete ao dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do "Grito do Ipiranga", proferido no Riacho Ipiranga pelo Príncipe Regente Dom Pedro, que ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniforme, em seguida gritou "Independência ou Morte" e, a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

Primeiramente, o Governador do Estado do Acre, Sr Gladson Cameli,  passou em revista à tropa acompanhado do Comandante do 61º BIS, Coronel Wildson Pereira Santos. Em seguida, o desfile foi foi iniciado por estudantes dos sistemas de ensino municipal e estadual, por entes da sociedade civil organizada e por órgãos de segurança pública. O desfile militar foi composto por tropas das três forças armadas e das forças auxiliares presentes em Cruzeiro do Sul-AC, com tropas a pé e motorizadas.

Grande público compareceu para prestigiar o desfile, que contou com a presença de autoridades civis e militares.

registrado em:
Fim do conteúdo da página