Operação de Apoio e Resgate
Cruzeiro do Sul (AC) – O Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá / 61º BIS) participou, no dia 09, da operação de apoio e resgate a um mecânico de voo, que se encontrava ferido nas proximidades do Rio Croa, decorrente de um pouso forçado realizado por um helicóptero civil à disposição do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá (DSEI-ARJ).
A aeronave havia decolado no dia 08 e, no instante em que sobrevoava o Rio Croa, cerca de 20min do Aeroporto de Cruzeiro do Sul, por motivos que ainda estão sendo apurados, realizou um pouso forçado, vindo a colidir em uma área de selva primária.
Após o acidente, o piloto, o auxiliar de enfermagem do DSEI e os quatro indígenas (sendo duas crianças) que se encontravam na aeronave, conseguiram realizar deslocamento até as margens do referido curso d’água e, a partir do mesmo, puderam informar a situação e foram posteriormente resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Acre (CBMAC), na noite do mesmo dia.
Na manhã do dia 09, o Exército Brasileiro, após recebimento da solicitação de apoio por parte do CBMAC e do DSEI-ARJ, prontamente empregou tropas de apoio oriundas do C Fron Juruá / 61º BIS, empreendendo deslocamentos terrestre e fluvial até o local do acidente. À tarde, conseguiram realizar a abertura de uma clareira, propiciando o pouso de uma aeronave de resgate da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), que pôde finalmente exfiltrar o mecânico de voo ferido.
Redes Sociais