Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Verde Brasil 2
Início do conteúdo da página

Operação Verde Brasil 2

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 10h52 | Última atualização em Segunda, 29 de Junho de 2020, 10h52 | Acessos: 421
imagem sem descrição.

Cruzeiro do Sul (AC) – O Comando de Fronteira Juruá / 61° Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) termina no dia 10 de junho o primeiro mês da Operação (Op) de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) VERDE BRASIL 2 com a realização de ações contra delitos ambientais, em sua área de responsabilidade.

A Op VERDE BRASIL 2, no Vale do Juruá e no sudoeste do Amazonas, está empregando um efetivo total de 252 homens e mulheres e ocorre em ambiente integrado interagências entre Instituições Federais, Estaduais e entidades públicas do Estado do AC. Participam desta Operação: 61º BIS, 4º Batalhão de Aviação do Exército, agentes da Polícia Federal (PF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Federal (PF); Ministério Público do Acre (MPAC), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Meio ambiente do Acre (IMAC) e Universidade Federal do Acre (UFAC).

Estão sendo empregados na Operação mais de 20 viaturas (Caminhonetes 4x4, ambulâncias e Vtr ¾ Ton e Vtr 5 Ton e Munck), 07 embarcações dentre as quais a lancha tática GUARDIAN e, ainda, uma aeronave HM-1 (PANTERA) e HM-4 (JAGUAR), ambas do Exército Brasileiro.

Ao final do primeiro mês, a Operação VERDE BRASIL 2 promoveu ações repressivas e preventivas em diversas regiões do VALE DO JURUÁ como CRUZEIRO DO SUL, MÂNCIO LIMA, RODRIGUES ALVES, PORTO WALTER, MARECHAL THAUMATURGO, FEIJÓ, JORDÃO e, em municípios do sudoeste do Amazonas como GUAJARÁ, IPIXUNA e ENVIRA.

Até o momento, na área de responsabilidade do 61º BIS e fruto de um trabalho planejado e coordenado, as Instituições e Entidades públicas de proteção ambiental obtiveram expressivos resultados. Foram identificadas áreas de desmatamento e corte ilegal de madeira, o que resultou na aplicação de multas que somadas totalizam R$ 3.641.000,00. Além disso, diversos materiais apreendidos, destacando-se: 23 m3 de madeira, 120 Kg de carne silvestre, 65 animais silvestres mortos, 12,250 Kg de pasta base de cocaína, além de armas de fogo e munições.

No contexto das operações, foram desencadeadas ações de conscientização nos municípios e durante as fiscalizações, de modo a contribuir com um maior esclarecimento e mudança de postura da população com relação aos ilícitos ambientais. Além disso, foi realizada uma ação de reintrudodução de animais silvestres encontrados vivos durante as apreensões, buscando demonstrar a dualidade entre as ações repressivas desencadeadas e o viés educacional de prevenção e de conscientização: “Braço Forte – Mão Amiga”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página