Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curaretinga II - 2023
Início do conteúdo da página

Curaretinga II - 2023

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2023, 13h12 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 13h19 | Acessos: 288
imagem sem descrição.

Exército executa ações de Combate aos Crimes Transfronteiriços.

Cruzeiro do Sul (AC) – Operações militares preventivas e repressivas foram realizadas pelo Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá/61º BIS), subordinado à 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), no período de 18 a 23 de junho de 2023.
A Operação Curaretinga II que faz parte da operação Ágata de coordenação do Ministério da Defesa, onde a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, executam operações para combater crimes na faixa de fronteira.

O C Fron Juruá/61º BIS, atuou na cidade de Feijó, localizada no estado do Acre, e comunidade indígena e suas imediações, que fazem parte do objetivo estratégico do Comando Militar da Amazônia (CMA).

A operação contou com a cooperação do Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal (IDAF), Polícia Federal (PF), Grupo Especial de Operações em Fronteira (GEFRON), Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) e com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá (DSEI ARJ), Polícia Civil do Estado do Acre e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), com a finalidade de combater e reduzir os crimes transfronteiriços e ambientais naquela região, além de intensificar a presença do Exército Brasileiro na Faixa de Fronteira de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Durante a operação, foram realizados por 180 militares diversos Postos de Bloqueio e Controle de Vias (PBCV), Postos de Bloqueios e Controle Fluviais (PBCFlu), Patrulhas Terrestres e Fluviais, onde foi possível fazer 330 revistas em busca de ilícitos, também foram executados mandados de busca, por crimes de tráfico de drogas.

Finalizando a operação, foi realizado por militares do serviço de Saúde do Exército, Ações Cívico Sociais, que proporcionou 182 atendimentos médicos, 37 atendimentos farmacêuticos, 251 atendimentos odontológicos, 5 orientações fisioterapeutas, 30 vacinações e recreação à população ribeirinha e comunidade indígena Shanenawa da terra Indígena Katukina/Kaxinawa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página