EBCS e EASL 19/2
Cruzeiro do Sul (AC) - De 22 a 26 de abril, o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva realizou o Estágio Básico do Combatente de Selva (EBCS) para 134 militares do Efetivo Variável incorporados em 2019 e o Estágio de Adaptação à Selva (EASL) para 17 militares recém-chegados à Guarnição de Cruzeiro do Sul, sendo: 01(um) 1º Tenente e 05(cinco) Aspirantes a oficial da área de saúde, 01(um) 1º Tenente da arma de Infantaria e 10(dez) Sargentos das diversas armas e quadros, todos oriundos de várias regiões do país.
O EASL e o EBCS são atividades obrigatórias para quem serve na região amazônica e visam ambientar os militares do Batalhão para o cumprimento de missões específicas em ambiente de selva. As instruções são desenvolvidas com a finalidade de estimular o espírito militar e transmitir conhecimentos básicos de sobrevivência e técnicas operacionais adequadas ao ambiente operacional de selva. Durante o período, os militares participaram de instruções de obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, água e fogo, construção de abrigos, ofidismo, armadilhas, transposição de curso d’água, sobrevivência, entre outras.
Além do Subcomandante e integrantes do Estado-Maior do Batalhão, a cerimônia de encerramento do EASL 19/2 contou com a presença de familiares dos estagiários e convidados, que puderam conferir de perto o reconhecimento pela conclusão do referido estágio, por meio da entrega de certificados de conclusão aos estagiários e ao militar que se destacou na execução das atividades, o 1º Tenente Médico Pedro Mendonça Cyranka, o qual também recebeu um brinde.
O EBCS marcou o fim do período da Instrução Individual Básica (IIB) para os Soldados do Efetivo Variável, os habilitando ao combate em ambiente operacional de selva. O EBCS teve como destaque o Sd EV Joiciano Souza dos Santos.
Redes Sociais