Operação Ajuricaba I
De 06 a 12 de maio, o 61º Batalhão de Infantaria de Selva executou a Operação CURARE AJURICABA I, coordenada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Porto Velho (RO).
A operação abrangeu os estados do Acre, Rondônia e Amazonas. Na região do Alto Juruá, o 61° BIS desenvolveu a sua missão principal: intensificar a presença do Estado, coibindo crimes transfronteiriços e ambientais, abrangendo as cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, no estado do Acre, e a cidade de Guajará, no estado do Amazonas, e realizou vistorias relacionadas à fiscalização de produtos controlados.
Foram desenvolvidas Patrulhas terrestres e Fluviais, Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), Postos de Bloqueio e Controle Fluviais (PBCFlu), Revista de aeronaves, revista de veículos e Revista de embarcações, reconhecimento de fronteira em terras indígenas e levantamentos de inteligência.
Ao longo da operação, foi preso um brasileiro e com ele uma embarcação, uma espingarda calibre .16 com três munições, um carregador 7,62 de fuzil AK-47 municiado, comida, $ 26,50 Nuevos Soles (moeda peruana) e 20g de cocaína.
Ainda houve a apreensão de duas espingardas calibre .22, ambas sem a numeração e três simulacros de pistola. Todos os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Policia.
A Operação AJURICABA I empregou cerca de 140 militares do 61º BIS e contou com o apoio de integrantes da Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
Ações Cívico Sociais
Paralelamente à Operação AJURICABA I, foram desenvolvidas Ações Cívico Sociais (ACISO) na comunidade Buritirana 3, em Rodrigues Alves, onde foram realizados 82 atendimentos médicos, 32 atendimentos odontológicos, 136 atendimentos de Prevenção de saúde e distribuição de medicamentos. Nesse evento, a Banda de Música do 61º BIS realizou apresentação, levando cultura para a comunidade local, mostrando a “Mão Amiga” do Exército Brasileiro.
Redes Sociais