Operação Escudo-Ágatha Nível I
Cruzeiro do Sul (AC) – O Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva participou, no dia 12, da Operação Escudo – Ágata Nível I, em ambiente interagências com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e agentes da Força Nacional.
O apoio teve como principal objetivo atender à uma denúncia cadastrada no Sistema de Linha Verde de Ouvidoria, acerca de marcenarias locais que estariam transportando e comercializando madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF), instituído pelo Ministério do Meio Ambiente através de Portaria específica. Este documento constitui licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.
Por ocasião da chegada das equipes ao local, foi constatado que as madeiras estocadas nos pátios dos respectivos estabelecimentos não possuíam o referido documento, motivo que ensejou a adoção dos procedimentos legais e formais por parte dos órgãos competentes.
Ao todo, cerca de 30m³ de madeira foram apreendidas, que serão posteriormente doadas a órgãos e entidades públicas conforme Instrução Normativa do IBAMA.
Redes Sociais