Operação GVA - 2º Turno
Cruzeiro do Sul (AC) – Visando manter a regularidade do processo eleitoral no segundo turno das eleições de 2018, permitindo ao cidadão brasileiro o direito de exercer seu voto nesse pleito, o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) participou da Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA), coordenada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva, localizada em Porto Velho (RO).
Os primeiros deslocamentos de tropas do Batalhão iniciaram no dia 25 de outubro, com militares se dirigindo às cidades de Feijó e Tarauacá, no Acre. O 61º BIS também desenvolveu a GVA na cidade de Cruzeiro do Sul, cobrindo uma área de 43 Seções Eleitorais, uma delas na Tribo Indígena Katukina, às margens da BR 364, e na cidade de Guajará, no Amazonas, com atuação na área urbana e em comunidades ribeirinhas de difícil acesso.
Na Operação GVA, o 61º BIS empregou 261 militares.
Curaretinga XII e Operação Escudo
Em paralelo à Operação GVA, visando o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, o 61º BIS realizou a Operação Curaretinga XII em Cruzeiro do Sul e a Operação Escudo em Mâncio Lima e Marechal Thaumaturgo, no Acre, abrangendo os Destacamentos Especiais de Fronteira de São Salvador e de Marechal Thaumaturgo.
Redes Sociais