Operação Traíra
O Exército Brasileiro iniciou, no dia 4 de abril, a Operação Traíra, que está inserida no contexto da intensificação da presença da Força Terrestre na faixa de fronteira, com prioridade para o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais na região. A atividade é coordenada pelo Comando Militar da Amazônia, sediado em Manaus (AM), que está empregando tropas das quatro Brigadas de Infantaria de Selva subordinadas, incluindo a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Porto Velho (RO), que enquadra o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS). A Operação Traíra ocorrerá nos Estados do Amazonas e do Acre, tendo como prioridades de atuação as regiões da Serra do Traíra (AM) e da Serra do Divisor (AC).
A operação será num ambiente interagências, com a participação dos órgãos de segurança pública, agências e órgão governamentais.
Serão desenvolvidas, simultaneamente, atividades de ação cívico-social (ACISO), coordenadas pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva, na comunidade de Foz do Paraná e no município de Porto Walter (AC), com atendimento médico e odontológico, palestras educativas e apresentação da banda de música do Batalhão.O 61º BIS, que conta com o apoio de aeronaves Black Hawk do 4º Batalhão de Aviação do Exército, faz-se presente na Operação, empregando tropas nas calhas dos rios Juruá, Môa, Azul, Foz do Breu, Paraná dos Mouras, Juruá Mirim, Amônia e Arara, além da área urbana de Cruzeiro do Sul (AC) e seu entorno.
Redes Sociais