Semana da Infantaria
Cruzeiro do Sul (AC) – O Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva realizou, no período de 16 a 24 de maio, diversas atividades alusivas à Semana da Infantaria.
Essa celebração é realizada anualmente em homenagem à data de nascimento do seu Patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio, reconhecido não só por seus feitos, mas principalmente pela sua liderança em combate, abnegação e espírito de cumprimento de missão, atributos estes compartilhados entre os audazes infantes.
Iniciando as atividades, diversas competições deram forma e vida à Prova do Infante de ferro, composta por nove cabos e soldados de todas as subunidades do Batalhão, os quais realizaram inúmeras provas individuais, a citar: corrida de oito quilômetros, barra fixa, flexões de braço, abdominal, nado submerso, flutuação, nado livre de quatrocentos metros, subida da corda vertical, pista de pentatlo militar, marcha de 15km e tiro com Fuzil de Ar Comprimido (FAC). O Soldado do Efetivo Variável Udisson, da Segunda Companhia de Fuzileiros de Selva, foi considerado o Infante de Ferro do presente ano de instrução.
No dia 23, ocorreu a tradicional Corrida da Infantaria nas vias urbanas da cidade cruzeirense. A tropa, unida e coesa, estava fardada apenas de calça e coturno, conhecido no meio militar como “busto nú”, que simboliza a manutenção da saúde e dos padrões físicos dos militares, mesmo em situações adversas e de operacionalidade. Em seguida, foi realizada a Competição de Tiro Prático com Pistola Nove Milímetros, que contou com a participação de cinco equipes de Oficiais, Subtenentes e Sargentos, consagrando-se campeã a Companhia de Comando e Apoio.
Na noite do dia 24, foi realizada a Formatura Geral em Comemoração ao Dia da Infantaria, além da leitura da Ordem do Dia proferida pelo Cap Santos, Comandante da Subunidade Campeã.
Durante a solenidade, o Comandante da Unidade, Coronel Wildson, por ocasião do uso da palavra, fez um breve retrospecto da evolução doutrinária e operacional até a presente data, discorrendo também sobre os principais empregos desta Arma Base, tão antiga quanto a própria Guerra, bem como evidenciou a importância da Infantaria para o Exército Brasileiro.
A Formatura contou com a participação de autoridades militares e civis da cidade, além de familiares e dos nossos veteranos, eternos integrantes do Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo.
Encerrando as comemorações, foi realizado o Baile da Infantaria, no Clube Recreativo do 61º BIS, que coroou a Semana da Rainha das Armas.
Redes Sociais